Destaques Subscribe

História de Cousas que o mui Esforçado Capitão Dom Cristóvã

História de Cousas que o mui Esforçado Capitão Dom Cristóvã
Editora: Europa-América
Código do produto: 9789721026346
Disponibilidade: Disponível
Preço: 15,65€
Taxas não incluídas: 14,76€

História das Cousas que o Mui Esforçado do Capitão Dom Cristóvão Da Gama Fez nos Reinos do Preste João com Quatrocentos Portugueses que Consigo Levou (Titulo completo)

Introdução e Notas de Neves Águas

Na última década do século XV, os portugueses conseguiram finalmente – através da embaixada de Pêro da Covilhã – contactar o lendário Prestes João, identificado como sendo o monarca da Etiópia.
Havia por parte de Portugal um interesse óbvio em aliar-se a este monarca, tido como cristão e poderoso, para enfrentar os muçulmanos que dominavam as rotas terrestres do Oriente e o comércio do Índico. Porém, o poder do Preste João era muito menos do que supunham os portugueses. Em 1540, invasores muçulmanos quase tinham aniquilado o seu exército, reduzindo-o a um punhado de homens.
A quase totalidade do território estava ocupado, o povo for a escravizado e o Preste João, arruinado, batido por toda a parte, encontrava-se em fuga, não levando consigo mais de 70 ou 80 pessoas. A maioria dos seus capitães passara-se para o lado dos muçulmanos.
Foi nestas circunstâncias que o rei de Portugal, D. João III, ordenou ao governador da Índia que enviasse uma força expedicionária em socorro do monarca abexim. Para a comandar foi escolhido D. Cristóvão, filho de Vasco da Gama. A intervenção de D. Cristóvão da Gama com os seus quatrocentos companheiros veio inverter a situação e evitar o colapso do Preste João, que estava iminente.
É o relato apaixonante das suas façanhas, escrito por Miguel de Castanhoso, um dos quatrocentos, que ora oferecemos aos nossos leitores.

Na capa: O Preste João num mapa de Diogo Homem datado de 1558
Colecção: Aventura Portuguesa
Pp.: 128
Formato: 15,5 cm x 23 cm
ISBN: 978-972-1-02634-6
Data de Edição: Janeiro de 1989

 

 

 

 

 

 


Fazer um comentário

Nome:


Comentário: Obs: HTML não suportado!

Classificação: Mau            Bom

Insira o código na caixa em baixo:



Powered by RealEstudo
©Livraria RealEstudo